Sobre

Serviços

Notícias

Contato

(28) 3199-1201

3 coisas que todo caminhoneiro precisa saber sobre primeiros socorros

Mesmo com anos de estrada e preparo para transportar cargas, um único deslize no trânsito pode acarretar em danos irreparáveis.

Mesmo o motorista mais experiente ao passar por um acidente (com ou sem vítimas) pode ficar um pouco desestabilizado e sem ação imediata, podendo ter reações como nervosismo, apreensão e medo, por isso, nós queremos compartilhar com você 3 coisas que todo caminhoneiro precisa saber sobre primeiros socorros, afinal, nessas horas é preciso agir com calma.

Antes de tudo você precisa saber que os primeiros socorros são de ordem legal e moral

 

3 coisas que todo caminhoneiro precisa saber sobre primeiros socorros

  1. Chame ajuda: ligue para a ajuda especializada necessária, seja médica ou das autoridades. Espere no local ou próximo até que a ajuda chegue.
  2. Sinalize o local: utilize o triângulo do veículo para mostrar aos outros condutores que há uma intercorrência na pista. Ligar o alerta do veículo também pode ajudar muito na sinalização, podendo inclusive auxiliar a evitar um possível novo acidente.
  3. Identifique possíveis riscos do local: caso haja risco de queda de árvore ou poste, o ideal é buscar a ajuda de um corpo de bombeiros o quanto antes.
Saber como agir em momentos como esse pode prevenir novos acidentes e ainda salvar uma vida (em caso de vítimas envolvidas).
 
Caso você se envolva em um acidente e o mesmo não tenha vítimas, fotografe o veículo e o acidente, retire o veículo (caso seja possível) do local de modo que não “trave” a pista, entre em contato com as autoridades e registre o Boletim da ocorrência, após isso faça as análises de quem foi o culpado e como é possível resolver o problema.

Dica Bônus: Faça um curso prático de Primeiros socorros

Para se aprofundar nesse assunto, imaginamos que talvez seja a hora de começar a pensar na possibilidade de fazer um curso prático de Primeiros socorros, pois isso pode te auxiliar na hora de verificar sinais vitais e prestar os primeiros cuidados, mas isso não substitui a ação de uma equipe de socorro e assistência especializada.
 

Conclusão

No trânsito, a atenção e proatividade de um condutor são essenciais. Qualquer pessoa está propensa a passar por um acidente, por isso é importante estar preparado para saber como agir.
 
Essas três medidas simples de primeiros socorros podem prevenir acidentes e em caso de envolvimento de vítimas, até salvar vidas.
 
Lembre-se um grande condutor não é somente aquele que segue a conduta de trânsito, mas o que preserva a vida, adotando medidas de segurança e empatia nas vias.