No mês de maio promovemos a conscientização de nossos caminhoneiros e condutores sobre o cuidado no trânsito.
Tanto para condutores, quanto pedestres, o trânsito pode trazer perigos, isso porque todos precisam cooperar para que conduzir um veículo ou atravessar a rua seja uma atividade segura.
Com base nos dados do Detran, somente em 2023, foram registradas mais de 9 mil mortes no trânsito, além disso, o maior motivo para o ocasionamento de acidentes é a imprudência, reforçando assim, a importância da campanha e dos projetos de conscientização sobre a segurança no trânsito.
O que é Maio Amarelo?
A campanha de Maio Amarelo surge como meio de conscientização e promoção da segurança nas vias.
Ela reforça para pedestres e condutores a importância da travessia na faixa, uso do cinto de segurança e o cumprimento das leis de trânsito, apresentando não só as perdas materiais, mas também as físicas que podem haver em atos imprudentes e infracionais, como beber e dirigir, usar o telefone no volante ou cochilar.
Responsabilidade ao conduzir
No Brasil, o trânsito ainda é um problema alarmante. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de morte no mundo, afetando especialmente jovens e crianças.
Segundo o Ministério da Saúde, anualmente, ocorrem cerca de 40 mil mortes no trânsito. Além delas, lesões graves e/ou permanentes podem impactar a vida de muitas pessoas e de suas famílias.
Ao dirigir é importante que o condutor adote comportamentos seguros e que estejam em concordância com o Código de Trânsito Brasileiro, isso porque, em caso de ocorrência de acidentes, as perdas e prejuízos podem ser maiores que os pontos na carteira ou o gasto financeiro.
Portanto, conduzir um veículo em um espaço de interação entre pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas requer atenção redobrada, pois a imprudência às leis pode resultar em graves consequências.
Década de Ação pela Segurança no Trânsito
Em 2021, a OMS lançou, em Genebra, a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, que ocorrerá entre 2021 e 2030. Ela tem como principal objetivo promover a redução em até 50% dos sinistros que ocorrem no trânsito.
Nesse mesmo período, foi desenvolvido pela OMS e UN Road Safety Collaboration o Plano Global para a Década de Ação.
Conclusão
Aqui na Poloni, acreditamos que um bom motorista é um motorista consciente, por isso, investimos em treinamentos e formações que promovam essa consciência segura em nossos condutores.
Preservar a vida no trânsito é uma ação que depende de todos nós. Somente assim poderemos promover viagens seguras para todos, acelerando as medidas de cuidado e reduzindo o número de acidentes.