No dia 10 de outubro, os representantes das principais empresas de logística, transporte e comércio exterior, e o governo do estado se reuniram para o Lançamento da Modal Expo, Feira de Logística, Transporte e Comércio Exterior do Espírito Santo, que terá sua primeira edição em 2025.
Devido a sua expansão, nos próximos cinco anos, o Espírito Santo tende a se posicionar como uma das regiões mais promissoras para se tornar um hub logístico estratégico no Brasil e a Modal Expo surge para reforçar a importância do estado.
Localizado em uma posição geográfica privilegiada, com acesso facilitado aos principais mercados nacionais e internacionais, o estado capixaba está no centro de diversas iniciativas e investimentos que visam transformar sua infraestrutura logística e fortalecer seu papel na economia nacional.
Com sede no Espírito Santo, a Poloni acredita no crescimento do estado e celebra o investimento e visibilidade que ele tem recebido.
Investimentos em Infraestrutura que impulsionam o setor
Segundo os presidentes do Sindicato do Comércio de Importação e Exportação do Estado (Sindiex), Sidemar Acosta, do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado (Sincades), Idalberto Moro, e do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado (Transcares), Luiz Alberto Teixeira, devido ao investimento público e privado em infraestrutura e políticas tributárias, é esperado que o Espírito Santo se consolide, dentro de cinco anos, como um hub logístico brasileiro.
Atualmente, o estado tem se destacado por suas movimentações e capacidade de armazenamento e recebimento de cargas por diversos modais e frentes de atuação:
- Portos: O estado conta com importantes portos, como o Porto de Vitória, Porto de Vila Velha, o complexo portuário de Tubarão e o Porto de Açu. Esses portos, com potencial de expansão, tornam o Espírito Santo um ponto chave para a logística de exportação e importação de produtos para mercados internacionais. Além disso, novos terminais e modernizações nas áreas de embarque e desembarque de contêineres têm sido implementados, melhorando a eficiência das operações portuárias. Além disso, devido às atividades de cabotagem, o estado está sendo reconhecido por sua eficiência e referência.
- Ferrovias: Um dos principais desafios logísticos no Brasil é a integração de diferentes modais de transporte, e o Espírito Santo tem se preparado para otimizar essa integração, que promete facilitar a conexão entre o estado e o interior do país, especialmente com o estado de Minas Gerais, grande produtor de commodities. Além disso, segundo Anderson Abreu, gerente geral de relações institucionais da VLI Logística, com a inserção do ES no LabCerrado, um projeto de agroinovação, será possível expandir a capacidade de produção de grãos do Noroeste de Minas Gerais, aumentando a fronteira agrícola do país e consequentemente a movimentação graneleira capixaba.
- Rodovias: Outro foco é o melhoramento das rodovias que cruzam o estado. A expectativa é que investimentos contínuos possam melhorar a fluidez do tráfego de cargas.
- Aeroportos: Com a inovação e aumento do aeroporto de Vitória, foi possível atender e ampliar a demanda de transportes cargueiros internacionais. Atualmente o aeroporto recebe semanalmente dois aviões cargueiros de grande porte e tem possibilidade de receber mais.
A primeira feira logística 100% capixaba: Modal Expo 2025
Assim como ocorre em outros estados, o Espírito Santo realizará entre os dias 3 e 5 de junho de 2025 a primeira Modal Expo, feira capixaba idealizada pelo Sindiex, Sincades e Transcares.
Apresentada ao público presente pelo diretor da Milanez & Milaneze, Marcos Milanez, e pelo diretor da Liga de Marketing, Marcelo Braga, as duas empresas organizadoras da feira capixaba, a Modal Expo 2025 tende mostrar ao mercado estadual e nacional a importância e relevância do Espírito Santo para os setores de logística, transporte comércio.
Segundo Milanez, a expectativa é que o evento reúna mais de 100 marcas expositoras e 7 mil visitantes, em três eixos: conteúdo, negócios e experiência, atuando como uma plataforma de comunicação e de negócios.
Setores e perspectiva de crescimento econômico
A Feira reunirá os setores mais importantes da economia capixaba:
- Transporte, que registrou um crescimento do PIB de 7,6% no primeiro semestre deste ano e gerou mais de 69 mil empregos formais;
- Atacadista, que possui a maior arrecadação de ICMS do ES e gera cerca de mais de 40 mil empregos;
- Comércio Exterior, que representa mais de 50% do PIB do Espírito Santo, desempenho que consolida o estado capixaba como um grande hub do comércio exterior no Brasil.
Com o avanço da infraestrutura e o fortalecimento das operações de transporte, em cinco anos o Espírito Santo se posicionará como um novo polo de distribuição e movimentação de mercadorias no Brasil, atendendo grandes empresas de setores como agronegócio, mineração, siderurgia e petróleo, e expandindo suas atividades logísticas.
Outro fator relevante é o possível crescimento de outras áreas, como o turismo e a gastronomia.
Desafios e Oportunidades
Embora as perspectivas sejam otimistas, o estado ainda possui a necessidade de acelerar a modernização de sua infraestrutura, no entanto, a aposta no Espírito Santo como um hub logístico para os próximos cinco anos é uma oportunidade que, com o devido planejamento e investimentos, poderá transformar o estado em um dos mais dinâmicos centros logísticos do país, alavancando tanto a economia local quanto a nacional.
Conclusão
Com a expectativa de crescimento e aumento da demanda, a Transportes Poloni está confiante no seu potencial e orgulhosa por fazer parte desse momento de ascensão do setor e do próprio estado.
Continue nos acompanhando nas nossas redes para saber mais informações e inovações do setor logístico e de transporte.