Trânsito aduaneiro é uma das modalidades de transporte que permite que a Poloni movimente cargas de ponta a ponta com mais eficiência e economia.
Através desse modelo de transporte, há suspensão ou isenção dos tributos e promoção da competitividade de mercado, proporcionando vantagens para a saúde financeira da empresa.
Para conhecer mais sobre essa solução logística e entender as vantagens que a POLONI pode te oferecer, continue lendo.
O que é trânsito aduaneiro?
Trânsito aduaneiro é um regime de transporte que o governo brasileiro concede aos exportadores e importadores sob controle aduaneiro e isenção de tributos.
Através desse sistema de transporte a mercadoria importada, quando chega ao Brasil, é alocada em um veículo e segue até o destino final, onde ocorre a conferência da carga e o pagamento dos impostos.
Controlado pela Receita Federal para a realização do transporte, despacho aduaneiro e armazenagem, o trânsito aduaneiro faz com que seja possível transferir a mercadoria de um recinto alfandegado a outro, sem que seja preciso nacionalizá-las imediatamente.
Quais são as modalidades do trânsito aduaneiro?
O transporte aduaneiro possui algumas modalidades, confira abaixo:
- Trânsito aduaneiro de entrada, que acontece do ponto de descarga até o local onde o despacho deve acontecer.
- Trânsito aduaneiro de passagem, que ocorre quando uma mercadoria chega do exterior e tem destino no exterior.
- Nacional, que acontece quando há o transporte aduaneiro de um ponto a outro dentro do território nacional.
- Trânsito escalonado, que é feito em um único veículo descoberto por DTA.
Benefícios e vantagens do trânsito aduaneiro na POLONI
O regime pode ser realizado por transportadoras habilitadas pela Receita Federal que possuam o termo de responsabilidade, além disso, é necessário que a transportadora ou despachante, possua a DTA (Declaração de Trânsito Aduaneiro).
A DTA é um documento que autoriza o transporte de mercadoria importada dentro do território nacional, sob jurisdição da Receita Federal. Esse processo oferece vantagens como:
Agilidade e eficiência: a POLONI promove um processo de transporte mais ágil, permitindo que as mercadorias sejam movimentadas com eficiência entre zonas alfandegárias.
Redução de custos: o trânsito aduaneiro permite a transferência de mercadorias entre pontos distintos sem a necessidade de pagar impostos antecipadamente, o que contribui para a redução de custos operacionais.
Segurança: operações realizadas sob o regime de trânsito aduaneiro da POLONI são monitoradas 24h, assim, asseguramos que as mercadorias cheguem ao destino final de forma segura e dentro dos conformes legais.
Flexibilidade: Este regime oferece flexibilidade na escolha de rotas e meios de transporte, permitindo que a POLONI possa oferecer soluções de transporte específicas a cada cliente.
POLONI de ponto a ponto
Somos especialistas em movimentação de cargas de ponta a ponta no Brasil. Estamos comprometidos com a eficiência e segurança, por isso, possuímos documentações referentes ao transporte aduaneiro, que nos autoriza a transportar todo tipo de material de importação nos regimes DI – DTC – DTA – DAT, sendo os dois últimos realizados junto à Receita federal e ao Siscomex. Assim, garantimos que suas mercadorias cheguem ao destino final com agilidade e economia.
Conte conosco para um transporte seguro.
Conheça mais sobre as nossas funcionalidades acessando nossa página de serviços.