Sobre

Serviços

Notícias

Contato

(28) 3199-1201

Manutenção preventiva e preditiva: diferenças e relevância

Quando estamos falando de manutenção veicular, é comum que algumas dúvidas apareçam. É por isso que hoje trouxemos um questionamento comum: qual a diferença entre a manutenção preventiva e a preditiva, e qual seria a mais eficaz?

A importância da manutenção veicular para as frotas transportadoras

Estar de olho na manutenção do veículo é extremamente importante para as transportadoras e logísticas, onde os caminhões são o coração da empresa. Porém, uma vistoria em dia vai muito além de uma questão técnica: é sobre garantir segurança para os motoristas e todos os outros envolvidos.

Manutenção preventiva

É realizada em um intervalo determinado e agendado, como ao realizar a troca de um óleo periodicamente ou a calibragem de pneus. Comparada com a manutenção corretiva, que é aquela realizada quando uma peça já apresenta algum defeito, a preventiva é efetuada em menor tempo de execução. É o tipo de manutenção que reduz envelhecimento de equipamentos, previne defeitos e evita acidentes.

Manutenção preditiva

Este tipo de manutenção é feita com base em monitoramento e dados reais do equipamento para prever quando algo vai falhar. Pode envolver análise de vibração, temperatura, ruído, consumo de energia, desgaste de óleo, entre outros. Por meio dela, as trocas de peças são realizadas no tempo certo, nem antes e nem depois do necessário.

Como a Poloni atua para transportar com segurança

As frotas da Poloni estão constantemente em movimento, de norte a sul do país, e é por isso que defendemos o cuidado com a frota veicular. Queremos ser um exemplo no que diz respeito ao comprometimento com a segurança, constantemente checando nossos caminhões para que cada viagem seja realizada sem preocupações. Nós possuímos a certificação SASSMAQ, que comprova o trabalho de qualidade de nossos transportes.

Mais do que logística, nós também trabalhamos com responsabilidade!